Cidades permanecem em situação de emergência por estiagem no Sertão

No relatório de julho da Concipe, constam são 56 cidades do Sertão.
Municípios são atendidos pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro.



Barragem do Chapéu está com 7,4% da capacidade (Foto: Ângelo Carvalho/Arquivo pessoal)Cerca de 58 cidades do Sertão de Pernambuco permanecem em situação de emergência. Segundo relatório divulgado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambucano (Codecipe) no mês de julho, os municípios estão com os níveis hídricos abaixo das condições satisfatórias, em decorrência dos efeitos da estiagem.
Entre as cidades nessas condições estãoAfrânioAraripinaBelém de São Francisco,BodocóCabrobóCedroDormentesExu,GranitoIpubiLagoa GrandeMoreilândia,OrocóParnamirimPetrolinaSalgueiro,Santa Maria da Boa VistaSerritaTerra Nova e Trindade e mais 36 cidades pernambucanas.
No caso do Sertão, encontra-se em vigor até 19 de outubro de 2014, o Decreto Estadual Nº 40.647, de 22/04/14, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 23 de abril de 2014.
São 571,692 pessoas afetadas com a seca no Sertão, distribuídas nos 56 municípios. Para conter os efeitos do fenômeno natural, as cidades estão sendo atendidas pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro.
A iniciativa é importante para que não haja interrupção dos programas sociais e da assistência humanitária, desenvolvidas tanto pelo Governo do Estado, como pelo Governo Federal. A medida acelera o reconhecimento pelo Governo Federal, o que permite aos municípios terem acesso a programas como o Bolsa Estiagem, Garantia Safra, Chapéu de Palha Estiagem, permitindo às pessoas poderem comprar o alimento de sua escolha, além de movimentar a economia das cidades.
Em Pernambuco, 1.291,185 milhão pessoas são afetadas pela estiagem, são 258,237 mil famílias atingiadas e um total de 124 cidades, contabilizando Sertão e Agreste pernambucano, sendo 121 reconhecidos pelo Governo Federal.
fonte g1 - retirado do g1
Compartilhar no Google Plus

Autor: joriongleide

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Para editar va No HTML E procurar esse texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário